Criar uma Loja Virtual Grátis
Reflexão Final do Curso
Reflexão Final do Curso

Reflexão Final

 

 

Pois é!!!!    Cheguei ao fim......

Durante 13 meses em que eu estive envolvida no curso de Técnico de Apoio à Gestão, tive a oportunidade de contar com o apoio e a boa vontade de diversas pessoas que, directa ou indirectamente, contribuiram para que pudesse concluir o 12ºano com dupla certificação.  Reconheço que este curso teve altos e baixos, mas como tudo na vida. Considero que o desempenho mais positivo ao  longo de todo o processo, foi a minha coragem e determinação em participar nele, conheci novas pessoas, fiz grandes amizades, apesar de todos os contratempos e provocações.

O que ganhei?

Algumas realidades!!!!!!!!!

Neste curso transmitiram-me muitas coisas importantes, senti-me valorizada...... Aprendi os mais variados contextos de Gestão, tornando-se evidente a mais-valia de tudo o que aprendi, bem como a possibilidade de aplicação prática, quer seja no âmbito profissional no desempenho das minhas funções, quer no contexto pessoal. Foi para mim muito importante actualizar-me  e saber que posso e quero aprender cada vez mais sobre tudo no geral e em particular na àrea que vim a decobrir ser do meu interesse, como é a àrea de Gestão.

Na minha opinião, a disciplina de de recursos humanos, foi uma das que me cativou, pois com esse módulo adquirimos algumas competências para um bom recrutamento de pessoal para uma empresa. Em todas as outras disciplinas adquiri postura, atitudes, habilidades e competências que uma Técnica de Apoio à Gestão precisa de dominar. Tomei conhecimento das funções principais que me cabe desempenhar na empresa. Todos os conhecimentos de informática adquiridos em formação também foram muito importantes. Todos os módulos foram muito gratificantes e interessantes, as apredizagens adquiridas durantes as mesmas, revelaram-se de uma enorme utilidade para o futuro, pela uma eventualidade aplicação.

Contudo, destaco todas as Actividades Integradoras, foram uma descoberta para mim e muito gratificante, todos esses processos foram realizados com alguma motivação por parte de alguns formandos, embora poucos tivessem-se dedicado com empenho para que todas as actividades tivessem êxito.

Foi preciso muito trabalho, dedicação e muito esforço da parte de todos formandos e formadores construirmos um grupo unido, o que foi dificil. Apoiámo-nos uns aos outros, para que ninguém se deixasse vencer pelo desânimo, o que constribuiu para que tivessemos conseguido levar o nosso trabalho num razoável caminho. Divertimo-nos muito, pois esta equipa é toda ela bem-humurada, desde os formadores aos formandos, o que faz com que dentro de bem pouco tempo estaremos cheios de saudades dos nossos convivios diários, uma forma bastante saudável de nos manter-mos unidos até ao fim.

Na realidade, todos somos diferentes, com idades e histórias de vida bem diferentes, o que acabou de nos enriquecer de alguma forma, toda essa partilha de saberes e experiências de vida, tendo em conta que  muitos de nós já tinham deixado a escola hà muito tempo.

Em primeiro lugar, agradeço a todos aqueles que, com a sua cultura, inteligência, paciência, colaboração e o seu apoio crítico(construtivo), dispuseram do seu tempo para debater connosco orientações e práticas de Gestão.

Um especial agradecimento ao nosso mediador João Carlos Pereira, pelo precioso apoio e atenção indispensáveis à concretização deste projecto.

De maneira especial, quero também agradecer a todos os formadores em geral pelo seu apoio, pela atenção dedicada na sala de formação e no período também de actividades. Muito obrigado, vocês conseguiram colocar em mim muita confiança e conhecimento, agora só depende de mim conseguir passar esse conhecimento adquirido.

Um dos comentários que deixo é que o tempo foi muito curto!!!! Teria de ser uma acção de formação de pelo menos 6.000 horas, para podermos ter aprofundado melhor qualquer um dos módulos. Mesmo assim, penso que os objectivos foram atingidos, no entanto ainda há muito para melhorar e aprender. Apesar de ter tentado explorar ao máximo todas as ferramentas que poderia utilizar, fiquei com a sensação que muito mais poderia ter feito.